Um refresco nesse calorão.

26 de jan. de 2011



(Em inglês)


Comprei forminhas e fiz picolé!

O segredo do sucesso, de acordo com um site que eu li, é a água não congelar inteiramente.
Porque quando isso acontece o resultado final é uma pedra de gelo grande.
Bom, pra o sorvete ou picolé caseiro ficarem mais cremosos, existem três métodos básicos:
- usar bastante açúcar (de preferência fazer uma calda com o açúcar antes de misturar nos outros ingredientes);
- usar bastante gordura (bater creme de leite, leite de côco, manteiga, ou outra gordura junto da "massa");
- usar liga neutra (goma xantana) que é uma substância que impede as moléculas de água de se comunicarem do jeito certo pra congelarem por inteiro. Vejam que minhas noções de química são extremamente rudimentares, então é melhor dar um google pra entender melhor.
Pra mim o que interessa mesmo saber é onde encontrar a bendita liga neutra, que eu não consegui comprar ontem. Geralmente dá pra achar em lojas de doceira, mas ontem na que eu fui tava em falta.


Pois bem.
Bati no liquidificador:
- 200ml de leite de côco gelado (comprei o light e vi só depois, mas enfim, funcionou...)
- 200ml de creme de leite integral gelado
- 3 colheres de sopa de açúcar, generosas
- +- 10 cubos de gelo
- água gelada até completar 600ml (comprei uma forma com espaço pra 12 picolés de 50ml cada)


Derramei essa mistura dentro das forminhas, enchendo 2/3 de cada uma.
Ao restante da mistura acrescentei 1 colher de sopa de cacau em pó,
e então completei as forminhas e coloquei os palitos. Assim obtive picolés mesclados
de côco com chocolate.


Deixei no congelador da noite pro dia, e eles ficaram deliciosos.
Mas tenho certeza de que minha vida só será completa quando eu comprar liga neutra!
Aí sim eles vão ficar cremosos e bonitões sem precisarem de tanta gordura e açúcar.


Fontes de idéias:
Panelaterapia (em português)
Design Sponge (em inglês)

0 comentários:

Postar um comentário