Extrato de baunilha, caseiro e interminável.

16 de jan. de 2012



(In English)


Curiosa sobre como fazer meu próprio extrato de baunilha, a partir de duas favas que ganhei
de presente há algum tempo, achei esse site.

A Elise usa 1 xícara de vodka pra três favas.
Eu, que não gosto de vodka pra nada, acabei comprando uma garrafa daquelas de miniatura, de 50ml, e fiz a infusão com uma fava e meia. Acho que outras bebidas que tenham o mesmo teor alcoólico e sejam de sabor neutro (tipo cachaça prata) devem servir também.


Como fazer: cortar cada fava ao meio, no sentido longitudinal, deixando uma das pontas unidas.
Mergulhar todas as favas por completo na vodka e chacoalhar bem, guardando em vidro ou garrafa com tampa de rosca.
Precisa deixar em infusão por 2 meses em local seco e ao abrigo da luz antes de usar.
E pronto. De acordo com a Elise, você pode ir completando com vodka eternamente
e não precisa trocar a baunilha pra continuar tendo seu extrato.
A maioria dos extratos disponíveis pra comprar prontos, vêm com um pouco de açúcar na composição, pra deixar um gostinho doce na boca. Mas se a idéia é usar esse extrato em bolos e biscoitos, o açúcar na massa faz com que isso seja desnecessário.


Só uma última coisa: onde encontrar favas de baunilha pra comprar e quanto custa?
Aqui em São Paulo, tenho certeza de que dá pra encontrar na casa Santa Luzia, no
mercado municipal, e no mercado público do Ipiranga.
Pelo que vi, o preço varia em torno de R$7 por fava.
Pra outros lugares, sei que o submarino vende online, um site chamado varanda também...
É questão de procurar.


Divirtam-se!

3 comentários:

mfuhlendorf disse...

Flora,
Pq vc nao tenta fazer um sorvete de baunilha natural? Eu tentei fazer uma vez, ficou muito ruim...
Mas quando estava trampando fora, uma das minhas colegas de trabalho fez, o sorvete inteiro branco com pontinhos pretos tirados da fava de baunilha. E é até hoje o melhor sorvete que já experimentei :)

Juliana Valentini disse...

Oiê!
Me dá um endereço de e-mail pra eu escrever pra você? Manda no juliana@deverdecasa.com, plis!
Beijo!
J.

Flora. disse...

Max, quando eu for uma cozinheira com batedeira, prometo tentar fazer um sorvete de baunilha de verdade.
Já tenho algumas receitas de sorvete favoritadas, esperando pra quando isso acontecer. :)
Quando tiver idéias de receitas pra experimentar, diga aí!

Juliana, já te escrevi do meu email pessoal.
Precisando de algo, fala.

Postar um comentário