Melhor chimia de maçã do mundo!

13 de fev. de 2012




(In English)


Hoje trago a melhor chimia de maçã do mundo, acompanhada de fotos duvidosas e um post escrito às pressas.
Desculpem pelo silêncio da semana passada, juro que to me esforçando pra manter a regularidade dos posts.
Tirei a receita aqui do Crunchy Betty, um site bem engraçado que tem receitas caseiras de produtos de limpeza pra casa e de produtos de beleza. Às vezes acho mistureba demais, mas a maior parte do tempo eu gosto. Vejam lá o que vocês acham.
Acabei adaptando a receita pro meu gosto, de repente dêem uma olhada lá na Betty pra comparar. 


10 maçãs fuji miudinhas, descascadas e sem semente, picadas em cubos
Sumo de 1 limão + água até completar meia xícara
4 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de canela em pó
1/4 colher de chá de noz moscada
4 cravos da Índia inteiros
(Medida da xícara: 240ml)


Coloquei as maçãs em uma travessa refratária e despejei por cima a mistura de limão e água,
polvilhando o açúcar e os condimentos por cima. Piquei a manteiga em pedacinhos e joguei
por cima das maçãs também, e misturei tudo muito bem.
Cobri a travessa com papel manteiga, e coloquei pra assar em forno preaquecido a 180oC até que as maçãs ficaram bem macias - mais ou menos uma hora.
Pra cobrir a travessa com o papel manteiga, precisei cortar um pedaço de papel maior que a travessa,
colocar por cima dela deixando sobras pra todos os lados, e torcer o papel nos quatro cantos, de modo
que ele ficasse bem preso.


Quando as maçãs ficaram macias, tirei a travessa do forno e esperei amornar. Depois disso, procurei os 4 cravos da Índia e descartei. Passei toda a maçã e todo o sumo pelo liquidificador até formar um purê homogêneo. 
Guardado dentro da geladeira em potes de vidro com tampa de rosca (ou qualquer outro recipiente de fechamento hermético) dura duas semanas.


Rendeu mais ou menos 600ml.

PS: depois dessa chimia aqui, maravilhosa, fiz uma versão sem açúcar, igualmente boa. Aos interessados: leiam aqui.

6 comentários:

Flávia disse...

me refestelei

sara moretti disse...

uau fló!!!! isso deve ter ficado muito bom!!

Marmita disse...

Nunca provei.. mas pela descrição e pelo aspecto fiquei tentada! beijos

German disse...

Look great and not very complicate to make. I am pretty sure will be fantastic with roast pork

Cristina disse...

Nunca provei chimia ou geléia de maçã, mas sua descrição nos convence à provar!
Voltarei mais vezes para espiar por aqui!
Até mais...

Flora. disse...

Sara, Marmita, e Cristina, experimentem. Acho que vocês vão gostar :) E é bem simples de fazer.
A Flávia estava me visitando quando eu fiz, olha só! hehe

German, I heard a couple times that pork and apples go together pretty well. Whenever you try it with this applesauce, let us know!

Postar um comentário