Cristais de gengibre e a falta de constância.

11 de mar. de 2012


(In English)


Nesses últimos dias um resfriado me atacou de repente e com todas as forças, então preparei cristais de gengibre pra melhorar a garganta.
Isso além de chá com extrato de própolis, mel, limão...
Caso vocês não achem isso uma esquisitice, dêem uma olhada nas receitas.


Agora, explico a falta de constância nos posts das últimas semanas.
Tem algumas mudanças na vida que são simples, às quais a gente se adapta rápido.
Tem outras que envolvem um milhão e meio de fatores, então se adaptar toma tempo.
Ter começado a trabalhar como autônoma no ano passado me fez aprender e reorganizar muitas coisas, sendo que uma é meu tempo livre, que precisa ser bem aproveitado pra eu poder garantir a constância às coisas que precisam dela (por exemplo: posts no blog e pagamento de contas).
Basicamente eu estar escrevendo isso significa que os posts vão voltar a ser mais regulares,
que vou postar o "detalhes tão pequenos" que fiquei devendo sexta passada, que as coisas estão tomando seu rumo devido.



Cristais salgados de gengibre
Um pedaço de +- 5cm de gengibre, descascado
Sumo de 1/2 limão
1 1/2 colher de chá rasa de sal


Piquei o gengibre em pedaços bem pequeninos, deu duas colheres de sopa.


Transferi para uma xicarazinha e acrescentei o limão e o sal, misturando bem. Ele deve ficar neste molho, em temperatura ambiente, de um dia para o outro.
Depois, coei bem o líquido (reservei pra temperar salada) e espalhei os pedacinhos de gengibre em um refratário, deixando secar ao forno na temperatura mínima. Demorou 40 minutos.
Esperei esfriar bem pra guardar em vidrinhos (este que eu usei é um vidrinho vazio de corante alimentício, mas qualquer latinha de bala vazia, ou frasco de essência de baunilha também serve).


Dura por 2 meses se guardado em frasco tampado, longe de umidade, calor e luz excessiva.
A pessoa deve colocar um pedacinho de gengibre na boca quando sentir a garganta incomodar, e segurar o gengibre na boca. Se engolir direto ele não vai fazer efeito.




Cristais doces de gengibre (esses aqui aprendi com minha mãe)
Um pedaço de +- 5cm de gengibre, descascado
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de água

Piquei o gengibre em pedaços bem pequeninos, deu duas colheres de sopa.
Coloquei com a água e o açúcar em uma panelinha em fogo baixo, mexendo constantemente.
Primeiro o açúcar ficou viscoso, depois colou no gengibre. Nesse ponto, tirei a panela do fogo e continuei mexendo, então o açúcar de soltou do gengibre.
Voltei a panela ao fogo por mais alguns minutos, ainda mexendo, e o açúcar colou novamente. Pronto. É só esperar esfriar e mexer bem com uma colher pra separar os cristais uns dos outros.

Se usa e se guarda do mesmo jeito que o gengibre salgado, mas é mais recomendável pra quem não é fã do sabor de gengibre.

5 comentários:

Marmita disse...

Adoro as tua dicas :) Sempre diferentes e com resultados brutais.. olha já estou a fazer o meu extrato de vodka como postaste anteriormente depois digo-te como ficou. beijo

Joice disse...

Adorei. Vou fazer os cristais doce e guardar uns pra mim e presentear uns amigos de mais idade e fumantes. Gengibre é ótimo para o hálito e para dores musculares,

Obrigada por postar.

Flora. disse...

Oi Joice. Não sabia que era bom pra dor muscular também.
Taí mais uma utilidade pra ele.

Volta sempre! Beijo.

Unknown disse...

vou fazer e usar na minha viagem (cruzeiro). Sei que é bom para enjoo de viagem.

Flora. disse...

Oi, oi. Não sabia que gengibre ajudava em enjoo de mar.
Obrigada pela dica!

Postar um comentário